----------------------------------------------

Comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos – Arq. De Campinas – sp.
"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." (Tagore)

sexta-feira, novembro 9

Mensagem ao Catequista - Primeira Parte

O nosso maior exemplo!
 
 




Caros amigos catequistas!!
Para quem esta acompanhando os jornais e a mídia em geral recebeu a seguinte noticia:
                                     "O Brasil de acordo com o ultimo senso esta deixando de ser um País de maioria católica e tem apenas 60% da população que se diz católica praticante."
                                       A pergunta á a seguinte você como catequista como recebe esta noticia? Mas tem outra coisa que se esqueceram de dizer ou talvez não tiveram coragem...ai vai...
                                     “O Brasil não é mais um País de maioria católica e na América latina é a segunda vez que isto acontece. Um País de religião milenar deixando esta mesma religião por outra.” Será que como catequistas estamos deixando a desejar? Deixando de fazer o nosso trabalho como carismas e educadores da fé da igreja de Cristo? Como comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos, preferimos pensar de outra forma. Em vez da duvidas colocamos nossa esperança em vocês, que foram convocados, que são os operários escolhidos, que se formam com todo o coração e entusiasmo, para preparar nossa igreja para o futuro.
Quem diria? – Um País que respira a tradição católica nos nomes de cidades, ruas, gramatica, educação, saúde, politica, gírias, etc. Toda nossa historia como sociedade moderna ( rg, certidão de nascimento, nomes de famílias, universidade, sistema de saúde, etc) esta alicerçado na tradição de nossa igreja, a Sagrada Tradição. Simplesmente o País esta deixando a tradição para traz como se o passado não pudesse trazer sabedoria, como se o nosso passado como Igreja não fosse inspirado por Deus. Nosso objetivo não é ater-se a dados e estatísticas, mas levar vocês a refletir sobre a seguinte situação : O povo não esta deixando simplesmente de ser católico, este não é o problema principal, o problema é que o povo esta deixando de ser Cristão, de ser "religioso", no termo de querer se "re-ligar" Deus. Para se render as organizações com interesses pessoais e que se dizem cristãs. E deixando de serem cristãs as pessoas se tornam presas fáceis de pessoas que se aproveitam de Cristo para fins próprios, da indiferença, da violência e deixam a solidariedade de lado.
Eu li um poema que talvez retrate uma sociedade indiferente e sem Cristo:
“Vi ontem um bicho. Na imundice do pátio. Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa, não examinava, nem cheirava! Engolia com veracidade.
O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.
“O bicho, meu Deus, era um homem.” (Manoel Bandeira)
 Este fato histórico que estamos presenciando, o Brasil deixar de ser de maioria católica, mostra que as pessoas querem crescer, buscar novos horizontes. Como catequistas devemos ter uma postura ecumênica e não ter a pretensão de que nossa religião é a mais perfeita ou a única. Devemos ter uma postura de cristão consciente, pois Cristo é o centro da nossa vida, então não importa a religião. O foco da Pastoral da catequese é valorizar a vocação do catequista, o construtor do edificio da fé, o educador da fé. O carisma perfeito da igreja de Cristo, Igreja que não esta morrendo ou definhando como dizem, mas que esta se transformando. Deixando velhos hábitos e velhas culpas para florescer em uma verdadeira comunidade de amor, como pregou Jesus Cristo.
Nós precisamos nos organizar e estudar. Amar cada vez mais os nossos irmãos, nossos catequizandos, só com o verdadeiro amor podemos apresentar aos seus corações o Cristo verdadeiro. Este texto é apenas um conversa, uma provocação. O objetivo do blog é trazer temas e assuntos que levam a reflexão... O Brasil não é mais um país de maioria católico, portanto, será cada vez mais exigida uma formação voltada para vivencia comunitária e ao diálogo catequético.
A Igreja de Deus convoca você!!! Sinta a força de sua vocação e transforme as nossas comunidades.
Na segunda parte desta seção vamos ler um pouco sobre os projetos da igreja para os próximos meses.
Nos acompanhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, colabore com nosso trabalho. Sua opnião é muito importante

Mural