O conhecimento catequético é a ciência - arte que
se dedica a sistematizar e aprofundar reflexões sobre a natureza da catequese,
bem como suas dimensões e desdobramentos mais importantes. O seu objetivo é
múltiplo : trata da Pastoral da catequese em seus diversos níveis e eixos :
·
Catequese
com crianças
·
Adolescentes
·
Adultos ;
·
Etc
bem como dos ramos do conhecimento que a
sustentam; :
·
Pedagogia
·
Didática
·
Metodologia
·
Gestão de
pessoas
das realidades socioculturais;
·
Catequese na
diversidade
·
Afro
descendente
·
Indígenas
·
Etc;
...em que se insere, dos agentes, da metodologia;
·
Resolução de
problemas
·
Ver, julgas,
agir
·
Metodologias
ativas na educação
e dos ambientes :
·
Na cidade
·
No campo.
A catequese
no Brasil, tem uma configuração única na igreja mundial, devido ao contexto
social brasileiro. Portanto temos nosso modo particular de abordar os temas e
conteúdos como :
·
Campanha da
fraternidade
·
Encontros
nacionais de catequese
·
Interação fé
e vida
·
Etc.
Diante destas particularidades a igreja do Brasil
herdou dificuldades como: a
escolarização da catequese, a catequese fechada em etapas, catequese pensada
somente para crianças ou apenas sacramental. Mas, também, herdamos o melhor da
cultura brasileira como a criatividade popular, as festas, as tradições e a
fibra de um povo que acredita sempre na esperança , mesmo diante das
dificuldades.
Diante destas conclusões e observações como deve
ser a formação a formação dos catequistas? Quais foram as transformações que o
conhecimento catequético sofreu e que nós catequistas não acompanhamos?
Os fundamentos de uma formação inovadora, uma formação que leve a nos
atualizar diante dos acontecimentos que mudam tão vertiginosamente a nossa
sociedade e comunidade é levar os catequistas a adquirirem competências e
habilidades que o levem a diferenciar :
as técnicas usadas na catequese da catequese. para que, a partir desta
diferenciação, possam eliminar muitas duvidas que surgem em relação a nossa
pastoral e como ela atua nas comunidades. A multidisciplinaridade é um fator
decisivo nas praticas catequéticas e mesmo que utilizemos termos e conceitos da
educação formal como exemplo : pedagogia, didática, etc, não tem como confundir
ou sermos levados a uma espécie de rotina escolar. E também não é necessário
negar tudo o que vem da educação formal a ponto de ficarmos a mercê da
improvisação. No processo catequético é necessário também planejamento e
avaliação. É necessário estes esclarecimento para não ficar duvidas de qual é o
alcance de nossas ações e definir qual é o nosso papel como educadores da fé e
Cristão.
O conhecimento catequético tem muitos recursos e
possibilidades pedagógicas para ser eficiente no processo de compromisso -
ensino -aprendizagem, mas só isso não trás o essencial que é criar condições
para que a dimensão catequética se torne um momento privilegiado do processo
evangelizador e não apenas algo pontual, limitado, que começa e termina em si mesmo.
Desta forma,
nós da comissão de catequese , pensamos em ir além do básico, em,
relação as formações para catequistas,
pois temos recursos e conhecimentos que levam a essência das transformações, em
que passa a sociedade / comunidade, no qual o catequista esta inserido.
Para que a proposta de dialogo aconteça e a
formação atinja seu objetivo é necessário acompanhar a teoria com a reflexão, o
estudo com a prática, as orientações gerais com as aplicações concretas.
Nesse conjunto, a catequese constrói
alicerces. Ela é fundamental para a pastoral orgânica de várias maneiras: - ela
funciona como atividade ( na qual deve explicitar outras dimensões) e como
dimensão (que deve estar presente em todas as atividades eclesiais) - ela é a
porta de entrada para a comunidade: o nosso Diretório chega a dizer que a
comunidade “é o verdadeiro áudio visual da catequese” e acrescenta que “quando
não há comunidade, os catequistas, obviamente, ajudam a construí-la.” (52) Nessa
condição, ela introduz o catequizando ( e o próprio catequista) aos diferentes
âmbitos de ação da Igreja. - ela dá as bases para tudo o que é realizado como
resposta à proposta do Reino. Qualquer ação cristã ( ecumenismo, transformação
social, liturgia, trabalho missionário, vivência fraterna na comunidade...) vai
necessitar da formação que a catequese promove. - ela não é “setorizada”: tem
que deixar espaço para opções variadas dentro do conjunto, é feita para que
cada um se sinta “Igreja”, parte de um conjunto maior do que suas atividades
costumeiras. - ela convida o catequista a um processo permanente de formação,
no qual ele vai conhecendo sempre mais o conjunto da Igreja.
Por isso , façamos as palavras do John Ruskin as
nossa palavras : A qualidade nunca é um
acidente; sempre é o resultado do esforço e da inteligência".
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