"Esta Metodologia de trabalho cooperativo visa descrever e normatizar os processos de comunicação, desenvolvimento, manutenção e a avaliação adotados pela administração do blog. A finalidade desta metodologia é o de promover o aumento na “eficiência” (capacidade de produzir um efeito) e na “eficácia” (qualidade daquilo que produz o resultado esperado) da equipe de administração do blog, da sua comunicação e de seus projetos de capacitação e formação"
Olá, Amigos Catequistas!!
Vamos relembrar um pouco sobre este método?? Ele esta sendo muito utilizado na internet, apesar de ser antigo.
O trabalho cooperativo toma a cada dia maior importância e significado na igreja e em especial para catequese. A explosão de informações e a quantidade de livros e temas para catequese e o tamanho do nosso Brasil, tornam praticamente impossível que alguém detenha todo o conhecimento necessário para resolver qualquer problema e responder a qualquer questão sobre a catequese. Por este motivo pensamos neste método, pois ele vem complementar os dois eixos do nosso trabalho que são :
Ø Formação;
Ø Capacitação;
Ø Integração
Os principais benefícios para catequese, neste mundo virtual, pelo uso do trabalho em grupo são os seguintes:
Ø O grupo pode tomar melhores decisões do que um só individuo
Ø O grupo comete menos erros no uso da informação, pois, possuir mais informações e conhecimentos
Ø O grupo pode ser mais efetivo na implantação das decisões se o seus membros participam na tomada de decisões pois, aumenta a aceitação e a compreensão da decisão
Ø A participação no processo decisório pode ser uma técnica para o treinamento e desenvolvimento dos iniciantes pois, incrementa a informação e a experiência prática que os membros do grupo possam necessitar no futuro
Para que se possa usufruir dos benefícios oferecidos pelos métodos de suporte ao trabalho cooperativo deve-se considerar o entendimento básico de alguns de seus conceitos fundamentais. Como segue:
Ø Cooperação aumentativa: Pessoas que combinam suas habilidades para superar as limitadas capacidades físicas e intelectuais de um único individuo;
Ø Cooperação de integração: Processo por maio do qual as pessoas focalizam suas habilidades especificas no esforço para alcançar um resultado que nenhum deles poderia alcançar isoladamente;
Ø Cooperação pró debate: processo social de chegar a decisões por ponderação de opiniões ou por relativização de matas especificas em função de metas gerais.
O trabalho cooperativo apresenta-se como uma forma de solucionar problemas através da divisão destes em partes que possam ser resolvidas por grupos, cujo objetivo é diminuir o tempo e os custos envolvidos através deste processo colaborativo.
Mais algumas dicas:
1. O que é trabalho colaborativo? É a distribuição de tarefas para serem realizadas em grupos de pessoas, com o objetivo de solucionar problemas, aplicar experiências, construir projetos etc, de forma colaborativa e negociada.
2. Como desenvolver um trabalho colaborativo?Você deverá tomar a seguinte postura: Esteja aberto ao diálogo, propostas e construção de atividades coletivas; Divulgue para o grupo suas experiências, idéias e propostas; Mantenha sempre atualizada sua comunicação com o grupo; Toda idéia é bem-vinda ao nosso grupo. Então divulgue a sua!
3. Quem pode desenvolver um trabalho colaborativo? Hoje em dia, muitos grupos utilizam as plataformas virtuais da internet (tipo facebook) para realizarem cursos de formação continuada para catequistas, divulgar eventos e passar avisos. Assim, as coordenações podem desenvolver uma formação a distância com contribuições de diferentes agentes em diferentes lugares. No ambiente virtual, podemos organizar a contribuição de pessoas com diferentes entendimentos, pontos de vista alternativos e habilidades complementares gerando resultados que dificilmente seriam encontrados individualmente.
4. O que preciso fazer? Para desenvolver as tarefas de forma colaborativa, você deverá: Compartilhar com os membros do grupo a responsabilidade de estudar, pesquisar e desenvolver as atividades; Garantir a liberdade de expressão, desenvolvendo um clima no grupo que permita ajuda, incremente novas idéias e procedimentos. Não ter uma atitude defensiva ao receber um desacordo; Saber discutir e buscar juntos a solução de um problema. Saber como pedir e receber um feedback; Facilitar as oportunidades de analisar os processos e mudar objetivos e procedimentos; Partilhar as experiências que desenvolveu em grupo, permitindo a exposição de idéias entre todos.
Agora, que você já conhece bem as características desse trabalho, vamos começar?
Estas são apenas algumas idéias e dicas , mais adiante vamos acrescentando novas maneiras de utilizar e como aperfeiçoar o método para nosso beneficio. Comente!!
Bom trabalho!!
Bom trabalho!!