----------------------------------------------

Comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos – Arq. De Campinas – sp.
"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." (Tagore)

quinta-feira, janeiro 10

Mensagem ao catequista

O MINISTÉRIO DA CATEQUESE
 DESAFIOS PARA A CATEQUESE EM 2013
                                      Diante deste mundo digital, perguntamos: como inserimos e utilizamos os novos meios de comunicação na catequese? Acompanhamos as novas gerações midiáticas? Como se dá a Leitura da Bíblia? Experimentamos a “Leitura orante”? Como se faz a “animação bíblica da vida e da pastoral”? Conseguimos articular organicamente a pastoral? Quais são os instrumentos eficazes no mundo urbano? Que espaço há para as expressões religiosas na cidade? Como aproveitamos catequeticamente esses espaços?
CAMINHOS :
                                  Portanto, aprofundar o Ministério da Catequese, é mergulhar na ação evangelizadora da Igreja. Desta forma, é mais do que necessário insistirmos nas bases e fazer ecoar para que este ministério aconteça de forma efetiva em nossas comunidades. A catequese é o mais sublime e necessário dos ministérios da Igreja para que ela tenha vigor, seja a luz do mundo e fermento na massa. Precisamos voltar às fontes de nossa fé fazendo memória da ação evangelizadora das primeiras comunidades. Não teremos Igreja se não tivemos catequese, é este ministério que sustenta a Igreja desde os primórdios e com ele perseguiremos por todo o sempre a missão de Jesus confiada a nós homens e mulheres de boa vontade que desejam levar adiante a sua mensagem de vida em Plenitude.
 
  1. Ministério na Igreja
Na Igreja sempre houve e haverá variedades de funções e tarefas que recebem o nome de ministérios. O ministério deve ser entendido como um mandato ao serviço de uma comunidade, de um povo. A origem dos ministérios eclesiais está no mandato que Jesus comunicou a seus discípulos “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19), para servir aos homens e as mulheres na comunidade. Ministério, portanto, é “um carisma em forma de serviço reconhecido pela Igreja”. O ministério é um compromisso dado pela Igreja aos fiéis que desejam servir, com responsabilidade, a missão que lhes é confiada. O ministério da catequese não pode ser confundido com poder, não é prêmio, nem superioridade, não é título, mas é DIAKONIA, isto é serviço que, suscitado e sustentado pelo Deus amor, há de ser vivido na simplicidade e gratuidade à Igreja.
A Igreja reconhece que “no conjunto de ministérios e serviços com os quais ela realiza a sua missão evangelizadora, ocupa lugar destacado o ministério da catequese” (DNC 39).
  1. Ministério da Catequese
De acordo com o Diretório Nacional de Catequese, o ministério da catequese é um serviço único que deve ser assumido com responsabilidade, entusiasmo e amor de forma conjunta por leigos (as), religiosos (as), presbíteros, diáconos e bispos na comunhão eclesial, pois é um serviço oficial realizado em nome da Igreja. Desta forma, deve ser oferecido todo o suporte necessário, pedagógicos e metodológicos, viabilizando os recursos necessários para fazer acontecer a ação do ministério da catequese.
Ministério, portanto, é um serviço da Igreja. Um serviço que exige muita responsabilidade e competência. Na Igreja há muitos ministérios. São Paulo (1Cor 12,4-11) afirma que há vários tipos de ministérios dados por Deus para o bem comum de todo o povo do Senhor. O ministério da catequese nasce e cresce dentro de uma comunidade eclesial e da necessidade de preparar os cristãos para dar uma resposta de qualidade ao seguimento de Jesus. Paulo, catequista e servidor da Igreja, aconselha: “Temos, porém, dons diferentes segundo a graça que nos foi dada, seja a profecia, de acordo com a fé, seja o ministério, para servir. Se for o dom de ensinar, que ensine; se for o dom de exortar, que exorte. Se o de distribuir esmolas, faça-o com simplicidade. Se o de presidir, presida com zelo. Se o de exercer misericórdia, que o faça com alegria” (Rm 12,6-8). O ministério da catequese deve ser compreendido como processo, caminho que uma pessoa percorre ao longo da sua vida, de sua história. “Tal processo procurará unir: fé e vida; dimensão pessoal e comunitária; instrução doutrinária e educação integral; conversão a Deus e atuação transformadora da realidade; celebração dos mistérios e caminhada com o povo” (CR nº29). A catequese deve ser entendida como um ministério, vamos à fonte, para melhor compreendermos o que significa: catequizar, catá-ekhéi, em seu sentido original, significa “fazer ressoar aos ouvidos”; no Segundo Testamento podemos afirmar que catequese significa formar, instruir, ensinar de viva voz. Ou ainda: ressoar a Palavra de Deus. Para que este ressoar aconteça de forma integradora envolvendo a pessoa num processo de ensino-aprendizagem e vivêncial é preciso que tudo seja assumido por uma pessoa que se sente atraída por Jesus Cristo, que viva o seu batismo. Precisamos do/a catequista.
3. Catequese e a comunidade eclesial
A catequese é um serviço eclesial essencial para a formação e o crescimento da Igreja. Sem uma catequese eficiente não teremos pessoas maduras na vida da comunidade eclesial. A catequese é uma dimensão que deve estar presente em todos os campos da ação evangelizadora da Igreja. Ela deve oferecer a iniciação aos mistérios divinos, bem como um itinerário, que é um processo de educação da fé. A iniciação cristã, que inclui o querigma, é maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e introduzi-lo no discipulado. Dá-nos, também, a oportunidade de fortalecer a unidade dos três sacramentos da iniciação e aprofundar o seu rico sentido. A iniciação cristã, propriamente falando, refere-se à primeira iniciação nos mistérios da fé, seja na forma do catecumenato batismal para os não batizados, seja na forma do catecumenato pós-batismal para os batizados não suficientemente catequizados. Esse catecumenato está intimamente unido aos sacramentos da iniciação: batismo, confirmação e eucaristia, celebrados solenemente na Vigília Pascal (DAp 288). A catequese tem a finalidade de aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. “Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo e à participação em sua missão” (DNC nº 41).
4. Catequista agente da Palavra
Sabemos que são milhares de mulheres, homens, jovens, anciãos e até adolescentes que descobrem na experiência de fé e, na inserção na comunidade, a vocação de catequista (DNC 242). Para que um ministério possa dar muitos frutos, é necessário formação, oração e planejamento. O improviso não dá certo. Improvisar catequistas sem dar-lhes a devida formação e acompanhamento é irresponsabilidade que provoca acidentes na fé. O catequista é, acima de tudo, uma pessoa equilibrada, que ama o que faz, de profunda oração, que cultiva uma espiritualidade a partir da realidade do cotidiano e que prima pela sua formação e que busca construir comunidade pela comunhão. O catequista é o grande responsável pela educação da fé dos seus catequizandos, uma vez que isto não está acontecendo, na maioria das vezes, dentro do seio familiar, por isso a missão do catequista, “como educadores da fé das pessoas e comunidades, numa metodologia que inclua, sob forma de processo permanente por etapas sucessivas, é a conversão, a fé em Cristo, a vida em comunidade, a vida sacramental e o compromisso apostólico” (P 1007).
5. Catequista e sua formação
Os catequistas necessitam de formação permanente, ou seja, serem formados e preparados para a ação evangelizadora, pois a formação catequética é um longo caminho a ser percorrido por meio de conhecimento, de práticas iluminadas pela reflexão bíblico-teológica e metodológica (DNC 256). O momento histórico que vivemos, com seus valores e contravalores, desafios e mudanças, exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização. (DNC 252) Por isso, a formação dos catequistas deve seguir um planejamento à luz do Diretório Nacional de Catequese com seus objetivos e finalidades e os critérios para que aconteça uma formação adequada e eficaz. (DNC 254-260).7 A missão catequética é exercida em nome da Igreja, o que significa que o catequista deve seguir as orientações da Igreja. Quem fala em nome da Igreja deve também ser reconhecido por ela. O Diretório Nacional já citando o Diretório Geral diz que "aos catequistas reconhecidamente eficientes como educadores da fé de adultos, jovens e crianças, e dispostos a se dedicarem por um tempo razoável à atividade catequética na comunidade, pode ser conferido oficialmente o ministério da catequese" (DNC 245). O catequista, ao receber o ministério, assume o compromisso que a Igreja lhe confere, tornando-se responsável pela missão de evangelizar, catequizar em nome da Igreja. O catequista é discípulo de Jesus Cristo, “ser discípulo é dom destinado a crescer”. (DAp 291) Como discípulo o catequista é agente direto do ato catequético cristão, é profeta. O catequista tem na boca a PALAVRA DE DEUS, tem a função de acompanhar por um caminho de fé que leve o Catequizando até seu verdadeiro Mestre, para desaparecer no momento oportuno e deixar que o encontro se realize no terreno da fé.
6. RETOMANDO O DGC e DNC
O DGC fala do “ministério dos catequistas”. Também o Diretório Nacional acenou para essa questão e a sua importância. Algumas dificuldades dentre essas: a superação de mentalidade: catequista x professor; catecismo x catequese. Também não podemos contentar-se com a nomenclatura: “ministério”, “ministro”, e não aprofundar a ministerialidade da catequese. O que é mais importante: instituir o ministério, reconhecê-lo, nomeá-lo ou aprofundar sua ação? Há muitas divergências e opiniões neste assunto. Não se pode ser simplista: há que se valorizar o ministério e a ministerialidade. O risco é ficar somente com a institucionalização, ritualização. O mesmo se dá com relação à “inspiração catecumenal”: contentar-se com as “fases” do catecumenato sem conduzir o catequizando por uma experiência cada vez mais profunda de Deus e da fé. Ou ainda contentar-se com o aspecto físico da mudança, ou seja, nova estética do encontro: não mais quadros negros e carteiras, mas uma única mesa com cadeiras ao redor, ter a mesa da Palavra. Sem uma nova compreensão do “jeito de fazer a catequese”, isto é, os aspectos cognitivos, afetivos, comunitários e litúrgicos, não atingiremos o cerne da questão. É preciso abrir-se para a ministerialidade.
 Medinte estes pensamentos e idéias é que começamos este ano de 2013 com muita vontade e esperança. Venha partilhar conosco sua esperiencia e sua sabedoria.
 
Comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos - Arquid Campinas - SP
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC - Bispo Diocesano de Limeira e
Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – CNBB/Sul 1

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, colabore com nosso trabalho. Sua opnião é muito importante

Mural